CINEMA E EDUCAÇÃO

Uma aliança poderosa para a transformação



Existe uma conexão intrínseca entre o Cinema e a Educação, embora muitas vezes essa relação seja mal compreendida e subutilizada. O Cinema é, de fato, uma ferramenta educativa, mas seu potencial vai muito além do que costuma ser explorado.

Em seu sentido mais amplo, o Cinema é um veículo de transmissão de valores e conhecimento. Ele pode até servir como meio de dominação ideológica, como é evidenciado pela influência global da indústria hollywoodiana. No entanto, o Cinema é também uma manifestação artística que transcende fronteiras, levando consigo correntes de pensamento e culturas de todo o mundo.

No contexto educacional, o verdadeiro poder do Cinema nem sempre é compreendido em toda a sua profundidade. Com frequência, é usado de maneira superficial, apenas como um recurso ilustrativo para conteúdos curriculares. Às vezes, é relegado a eventos de entretenimento, destinados a aliviar a tensão no ambiente escolar ou preencher lacunas deixadas pela ausência de professores.

No entanto, um filme não precisa ser "instrutivo" ou "didático" para ser educativo. Ele pode oferecer uma experiência artística e simbólica rica, que permite diversas interpretações, promove o diálogo e amplia a compreensão do mundo. A arte, incluindo o Cinema, tem o poder de humanizar e, portanto, é uma ferramenta poderosa de transformação social.

O coletivo Janela Aberta – Cinema e Educação vai além da simples promoção da cultura cinematográfica. Nós promovemos a reflexão, o debate, a produção, a pesquisa e o entendimento da linguagem audiovisual. Também incentivamos a autoexpressão e a criatividade, porque acreditamos que essas práticas são essenciais para transformar os processos educacionais em qualquer contexto em que ocorram. Estamos comprometidos em desbloquear o potencial completo do Cinema como uma ferramenta educativa e de empoderamento.



Voltar