CURSOS PARA REDE MUNICIPAL DE CAMPINAS

Formação audiovisual de professores da rede municipal de Campinas
Parceria do Coletivo Janela Aberta com o Programa de Cinema & Educação da Secretaria Municipal de Campinas


Equipe do Programa de Cinema & Educação da SME Campinas com a equipe do Janela Aberta

Cursos e Palestras para educadores de Campinas

Desde o início de 2022, o Programa de Cinema & Educação da Secretaria Municipal de Educação de Campinas estabeleceu uma parceria com o Coletivo Janela Aberta, que vem ministrando vários cursos para educadoras e educadores daquela rede de ensino.

Em 2022, foram ministrados os cursos Panorama do Cinema Brasileiro, Infância e Audiovisual, O Cinema como Instrumento de Formação Cultural e Cidadã e Formação de Cineclubes nas Escolas.

Em 2023, os cursos foram Panorama do Cinema Brasileiro, por todo o primeiro semestre. No segundo semestre, o curso O Cinema como Instrumento de Formação Cultural e Cidadã foi organizado em três módulos de 5 (cinco) semanas cada um: Cinema Negro; Cinema e Meio Ambiente e Cinema e Diversidade. Todos esses cursos foram online e tiveram a participação dos cine-educadores do Janela Aberta.
 



No dia 16 de Novembro de 2023, ocorreu a palestra (live) Cinema e Literatura na Educação Básica: expressões artísticas que se conectam? que foi uma iniciativa do Programa de Cinema & Educação, do Programa Municipal de Leitura e Escrita com o Coletivo Janela Aberta, representada pelos cine-educadores Cláudia Mogadouro, Jean Richard Maciel e Sandra Santella. 

Esta live sobre Cinema e Literatura pode ser assistida no canal do youtube do Programa de Cinema & Educação, no link: 
https://www.youtube.com/live/29iAN_D4vQM?si=E6tcQ3YL6nocA7LC



No dia 4 de Dezembro de 2023, ocorreu a palestra (live) As Mulheres e o Cinema: Criação e Resistência, como Mesa de Abertura da Mostra Kino/Estudantil de Campinas 2023, que contou com as palestrantes Cláudia Bortolatto (professora da Faculdade de Educação da Unicamp) e Cláudia Mogadouro (do Coletivo Janela Aberta). O tema do festival foi Faces do feminino no cinema: criação, ancestralidade e resistência., portanto, a mesa de abertura criou a ambiência para se falar do cinema feito por mulheres e da invisibilidade delas na história do cinema mundial.

A palestra (live) pode ser assistida no link: https://www.youtube.com/watch?v=wgWcD5a8PvI
 


Voltar