REALIZAÇÕES




Cineclube Janela
 

O Cineclube Janela Aberta foi criado na época do isolamento social, em agosto de 2020.

Os debates virtuais sobre filmes se tornaram um alento no período da pandemia e o Coletivo Janela Aberta, que já fomentava cineclubes pela cidade, resolveu criar o seu próprio cineclube.

A curadoria é da equipe do Janela Aberta, assim como a produção do material de apoio sobre o filme. Os filmes escolhidos abordam temas instigantes e necessários ao campo da Educação e também permitem a troca de conhecimentos sobre a História do Cinema e a Linguagem Audiovisual.




Cineclube Ecofalante
 

O Cineclube Ecofalante teve origem em dezembro de 2018, no espaço cultural BBC, no bairro da Vila Mariana em São Paulo. O grupo que fundou o cineclube escolheu a temática socioambiental como norteadora da curadoria do cineclube.

A Mostra Ecofalante de cinema ambiental sempre foi inspiradora para este cineclube. Com o início da 9ª Mostra Ecofalante de Cinema, iniciada em agosto de 2020 e que se estendeu por todo o país, o grupo se reorganizou no modo virtual com apoio do Janela Aberta e da própria Mostra Ecofalante. Foi adotado, então, o nome Cineclube Ecofalante.




Cineclube Estação de Educadores
 

O Cineclube Estação de Educadores surgiu em 2019, como decorrência de um curso sobre Cinema Brasileiro, ministrado a professoras e professores da região de Pirituba/Jaraguá, na EMEF Estação Jaraguá. Participantes do curso resolveram "esticar" a experiência de debates sobre filmes, criando um cineclube com periodicidade mensal, com ênfase no Cinema Brasileiro, tendo como sede a escola que também abrigou o curso, situada ao lado da estação Jaraguá, da CPTM, local de fácil acesso a educadores daquela região. Daí veio o nome Cineclube Estação de Educadores.

Em março de 2020, em virtude da pandemia da Covid-19, o cineclube passou a realizar suas atividades no modo virtual, pelo aplicativo zoom. Uma característica desse cineclube é que muitas vezes o debate recebe o (a) realizador (a) do filme. Isso já acontecia no modo presencial e ficou ainda mais fácil no modo virtual. Pessoas em diversas partes do mundo podem participar.

Além do Coletivo Janela Aberta, outro parceiro importante deste cineclube é o ENTRETODOS - Festival de Curtas de Direitos Humanos

O Cineclube Estação de Educadores já foi tema de trabalho acadêmico, no Congresso Internacional de Educação e Tecnologias, promovido pela UFSCar, em 2020, com o artigo Reinventando o Cineclube - Experiências de um cineclube virtual em tempos de Pandemia. Acesse o artigo aqui [+]




Voltar