CINE-DEBATE EDUCAÇÃO

Parceria do Coletivo Janela Aberta com o Cine Marquise

Hélène Vincent e Josiane Balasko em cena do filme Quando Chega o Outono. (Foto: Divulgação)

A vigésima quarta edição do Cine-debate Educação apresenta desta vez um filme francês muito intrigante:  QUANDO CHEGA O OUTONO (Quand Vient L’Automne), dirigido por François Ozon (França, 2024, 102 min, classificação indicativa 14 anos). A obra tem roteiro do próprio Ozon e de Philippe Piazzo. 

As sessões Cine-Debate Educação resultam da parceria entre o Coletivo Janela Aberta e o Cine Marquise.

As inscrições serão abertas na manhã do dia 21 de abril. 
Seguem as informações de data, local e horário

Data: 27/04/2025 – domingo - PRESENCIAL
Horário: às 11h (é preciso chegar antes) 
Local: Cine Marquise – Conjunto Nacional – Avenida Paulista, 2.073 (muito perto do metrô Consolação)
Entrada franca (para as pessoas inscritas)

Sobre o filme:

Quando Chega o Outono (França, 2024, 102 min)
Direção: François Ozon

Elenco: Hélène Vincent (Michelle), Josiane Balasko (Marie Claude), Pierre Lottin (Vincent), Ludvine Sagnier (Valérie), Garlan Erlos (Lucas, Sophie Guillemin (Capitã da Polícia), Malik Zidi (Laurent), Paul Beaurepaire (Lucas mais velho), entre outros.

Hélène Vincent (Michelle) e Garlan Erlos (Lucas) em cena do filme. (Foto: Divulgação

Sinopse: Michelle é uma idosa, já aposentada, que mora em um vilarejo bucólico no interior da França. Ela mora próximo à sua grande amiga Maria Claude, que lhe faz companhia. Elas se apoiam e conversam muito sobre os problemas familiares de ambas. Elas reconhecem: não se deram bem como mães. Tanto Valèrie, filha de Michele, como Vincent, filho de Maria Claude, são muito problemáticos. Quem traz alegria à Michelle é seu netinho Lucas, que virá passar uma semana de férias em sua casa. Mas, as coisas não saem como o planejado. Aos poucos, alguns segredos e mágoas vão sendo revelados, outros permanecerão enevoados.

Sobre o diretor: François Ozon nasceu em 15 de novembro de 1967, em Paris, França. Licenciou-se em Cinema pela Universidade de Paris e depois estudo na escola francesa de cinema Le Femis. Como tantos cineastas, começou sua carreira realizando curtas metragens. Seu primeiro longa metragem foi Sitcom – Nossa Linda Família (em 1998). De lá pra cá, já realizou mais 22 longas, vários deles com muito sucesso internacional. Dentre os mais conhecidos estão 8 Mulheres (2002), Swimming Pool – À Beira da Piscina (2003), O Tempo que Resta (2005), O Refúgio (2009), Potiche – Esposa Troféu (2010), Dentro de Casa (2012), Jovem e Bela (2013), Graças a Deus (2018) e O Crime é Meu (2023). Seu cineasta predileto é o alemão Rainer Werner Fassbinder.

Sobre o Cine-debate Educação

O Cine-debate Educação é uma parceria do Coletivo Janela Aberta com o Cine Marquise, que teve início em fevereiro de 2023. A proposta é exibir um filme (com prioridade para educadoras e educadores) e pensarmos juntes a potência desse filme na formação de cada profissional da Educação, contribuindo com a reflexão sobre seu papel social. As sessões do Cine-debate Educação têm inspirado educadoras (es) a organizar sessões de cinema para estudantes de todas as esferas de ensino
 
Já foram exibidos discutidos os filmes Perlimps, de Alê Abreu (Brasil, 2023), Os  Fabelmans, de Steven Spielberg (EUA, 2022),  Marte Um, de Gabriel Martins (Brasil, 2019), Close, de Lukas Dhont (Bélgica, 2022), Elementos, de Peter Sohn  (EUA, 2023), Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho (Brasil, 20023),  Nosso Sonho, de Eduardo Albergaria (Brasil, 2023) e Um Filme de Cinema, de Thiago Mendonça (Brasil, 2017), Mussum, o Filmis (Brasil, 2023), Os Saltimbancos Trapalhões: Rumo a Hollywood, Brasil, 2017), Vidas Passadas (EUA, 2023) e O Menino e a Garça, de Hayao Miyazaki (Japão, 2023) e A Sala dos Professores, de Ílker Çatak (Alemanha, 2023),  Dias Perfeitos, de Wim Wenders (Alemanha/Japão, 2023), A Hora da Estrela, de Suzana Amaral (Brasil, 1985), Divertida Mente 2 de Kelsey Mann (EUA, 2024), Estranho Caminho (Brasil, 2023), O Último Pub (Reino Unido, França e Bélgica, 2023), Ainda Somos os Mesmos (Brasil e Chile, 2023),  O Dia que Te Conheci (Brasil, 2023), Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa (Brasil, 2024), Ainda Estou Aqui (Brasil, 2024) e Vitória (Brasil, 2024). Por enquanto, o projeto é mensal.

Educadores/as interessados/as podem agendar sessões escola com o Cine Marquise: entrar em contato pelo e-mail comercial@tonks.com.br 

Coletivo Janela Aberta – Cinema & Educação nas redes sociais:


Voltar