CINE-DEBATE EDUCAÇÃO

Parceria do Coletivo Janela Aberta com o Cine Marquise

Cena do filme de animação O Menino e a Garça, de Hayao Miyazaki. Foto: Divulgação

A décima segunda edição do Cine-debate Educação será com a exibição, seguida de debate, do filme de animação O MENINO E A GARÇA (The Boy and the Heron), dirigido por Hayao Miyazaki (Japão, 2023, 124 min). O filme, realizado pelo conceituado Studio Ghibli, acaba de ser premiado com o Oscar 2024 de melhor filme de animação. Trata-se de uma animação densa, com temas fortes que podem impactar crianças pequenas. Do ponto de vista do Janela Aberta, a classificação indicativa de 12 anos é adequada.  

Data: 24/03/2024 – domingo - PRESENCIAL
Horário: às 11h (é preciso chegar antes) 
Local: Cine Marquise – Conjunto Nacional – Avenida Paulista, 2.073 (ao lado da livraria cultura, metrô Consolação)
Entrada franca (para as pessoas inscritas)
Cada pessoa inscrita tem direito a um (a) acompanhante. Se quiser levar mais acompanhantes, é possível comprar ingresso (há mais detalhes no link de inscrição)

Para se inscrever vá ao link: https://forms.gle/XkLRb7Rx9m6vQ9bXA

🎥 Sobre o filme:

Vencedor do Oscar 2024 de Melhor Animação, O Menino e a Garça integra o catálogo do Studio Ghibli e conta com a direção de Hayao Miyazaki. Baseado no livro de Genzaburo Yoshino de 1937, o longa conta a história de Mahito Maki, um garoto que vive em Tóquio, com a família, na época da 2ª Guerra Mundial.  Após a morte da mãe, Mahito se muda com seu pai para uma propriedade no campo e conhece sua madrasta. Assim que chega em seu novo lar, uma garça travessa o provoca e o conduz por uma jornada épica a desvendar segredos e saber mais sobre si mesmo. A narrativa é enriquecida com detalhes de experiências vividas pelo próprio diretor durante sua infância.
Roteiro e Direção: Hayao Miyazaki
Japão | 2023 | 124 min | 12 anos

Título Original Japão:  Kimitachi wa dô ikiru ka
Título nos EUA: The Boy and the Heron
Elenco (vozes): Soma Santoki, Masaki Suda, Kô Shibasaki, Aimyon, Yoshino Kimura

🎥 Sobre o diretor:

Hayao Miyazaki nasceu em Tóquio, em 5 de janeiro de 1941. Desde menino, sempre gostou de mangás e animações, indo estudar na Universidade Gakushuin, sendo contratado pelos estúdios Toei Animation. Passou por vários estúdios até ser co-fundador, em 1985, do Studio Ghibli. Este estúdio é considerado um dos mais importantes internacionalmente, no universo da animação, com muitos prêmios significativos em vários festivais. Segue a relação dos filmes (longa-metragem) mais conhecidos de Miyazaki no Studio Ghibli: Meu Amigo Totoro (1988), O Serviço de Entregas da Kiki (1989), Porco Rosso – O Último Herói Romântico (1992), Princesa Mononoke (1997), A Viagem de Chihiro (2001), O Castelo Animado (2004), Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar (2008), Vidas ao Vento (2013) e, o mais recente, O Menino e a Garça (2023), que já recebeu muitos prêmios internacionais, inclusive o Oscar 2024, na categoria filmes de animação. Miyazaki também realizou muitos curtas metragens. 

Sobre o Cine-debate Educação

O Cine-debate Educação é uma parceria do Coletivo Janela Aberta com o Cine Marquise, que teve início em fevereiro de 2023. A proposta é exibir um filme (com prioridade para educadoras/es) e pensarmos juntes a potência desse filme na formação de cada educador /a, o quanto o filme ajuda o/a educador/a a se pensar profissionalmente. As sessões do Cine-debate Educação têm inspirado profissionais da educação a organizarem sessões de cinema para os/as estudantes.
 
Já foram exibidos discutidos os filmes Perlimps, de Alê Abreu (Brasil, 2023), Os  Fabelmans, de Steven Spielberg (EUA, 2022),  Marte Um, de Gabriel Martins (Brasil, 2019), Close, de Lukas Dhont (Bélgica, 2022), Elementos, de Peter Sohn  (EUA, 2023), Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho (Brasil, 20023),  Nosso Sonho, de Eduardo Albergaria (Brasil, 2023) e Um Filme de Cinema, de Thiago Mendonça (Brasil, 2017), Mussum, o Filmis (Brasil, 2023), Os Saltimbancos Trapalhões: Rumo a Hollywood, Brasil, 2017) e Vidas Passadas (EUA, 2023).  Por enquanto, o projeto é mensal.  

Educadores/as interessados/as podem agendar sessões escola com o Cine Marquise: entrar em contato pelo e-mail comercial@tonks.com.br 

Coletivo Janela Aberta – Cinema & Educação nas redes sociais:

Voltar