CINE-DEBATE EDUCAÇÃO

Parceria do Coletivo Janela Aberta com o Cine Marquise


Leonie Benesch interpreta a professora Carla no filme A Sala dos Professores, de Ílker Çatak. Foto: Divulgação

A décima terceira edição do Cine-debate Educação será com a exibição, seguida de debate, do filme A SALA DOS PROFESSORES (Das Lehrerzimmer), dirigido por İlker Çatak (Alemanha, 2023, 99 min).  A classificação indicativa é de 12 anos. 

Sinopse: Carla Nowak é uma professora de esportes e matemática que se destaca pelo seu perfil idealista dentro do sistema educacional. Em seu novo trabalho no ensino médio, um de seus alunos é suspeito de realizar roubos, e agora Carla decide entrar fundo na questão."
O filme foi Indicado ao Oscar 2024 de melhor filme internacional.

Data: 28/04/2024 – domingo - PRESENCIAL
Horário: às 11h (é preciso chegar antes) 
Local: Cine Marquise – Conjunto Nacional – Avenida Paulista, 2.073 (ao lado da livraria cultura, metrô Consolação)
Entrada franca (para as pessoas inscritas)
Cada pessoa inscrita tem direito a 1 acompanhante. Se quiser levar mais acompanhantes, é possível comprar ingresso (há mais detalhes no link de inscrição)

Para se inscrever vá ao link: https://forms.gle/bYrNK6YrGhr6Q43W7

🎥 Sobre o filme:

Indicado ao Oscar 2024 na categoria melhor filme internacional, o filme traz a professora Carla Nowak como protagonista de uma situação tensa na escola em que ela começa a trabalhar, como professora de Esportes e Matemática. Carla é uma professora idealista e se depara com a suspeita de roubos, por parte de um aluno. 
Direção: İlker Çatak
Roteiro:  İlker Çatak e Johannes Duncker

Alemanha | 2023 | 99 min | 12 anos
Título Original Japão:  Das Lehrerzimmer
Elenco: Leonie Benesch, Michael Klammer, Rafael Stachowiak

🎥 Sobre o diretor:

İlker Çatak nasceu em Berlim, Alemanha, em 11 de janeiro de 1984. Iniciou sua carreira no audiovisual realizando curtas metragens, em 2005. Realizou ao todo 9 (nove curtas metragens), até 2014. Em 2017, realiza seu primeiro longa-metragem Es war einmal Indianerland, que o revelou em diversos festivais, ganhando alguns prêmios na Alemanha. O mesmo ocorreu com seu segundo filme Es gilt das gesprochene Wort (2019) e com o terceiro Räuberhände (Stambul Garden, 2021). Ainda em 2021, realizou a série para TV Tatort. Em 2023, seu filme A Sala dos Professores (Das Lehrerzimmer) circulou internacionalmente, ganhando muitos prêmios pela Europa e EUA e ganhando a indicação ao Oscar 2024, na categoria de melhor filme internacional.

Sobre o Cine-debate Educação

O Cine-debate Educação é uma parceria do Coletivo Janela Aberta com o Cine Marquise, que teve início em fevereiro de 2023. A proposta é exibir um filme (com prioridade para educadoras/es) e pensarmos juntes a potência desse filme na formação de cada educador /a, o quanto o filme ajuda o/a educador/a a se pensar profissionalmente. As sessões do Cine-debate Educação têm inspirado profissionais da educação a organizarem sessões de cinema para os/as estudantes.
 
JJá foram exibidos discutidos os filmes Perlimps, de Alê Abreu (Brasil, 2023), Os  Fabelmans, de Steven Spielberg (EUA, 2022),  Marte Um, de Gabriel Martins (Brasil, 2019), Close, de Lukas Dhont (Bélgica, 2022), Elementos, de Peter Sohn  (EUA, 2023), Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho (Brasil, 20023),  Nosso Sonho, de Eduardo Albergaria (Brasil, 2023) e Um Filme de Cinema, de Thiago Mendonça (Brasil, 2017), Mussum, o Filmis (Brasil, 2023), Os Saltimbancos Trapalhões: Rumo a Hollywood, Brasil, 2017), Vidas Passadas (EUA, 2023) e O Menino e a Garça, de Hayao Miyazaki (Japão, 2023).  Por enquanto, o projeto é mensal.  

Educadores/as interessados/as podem agendar sessões escola com o Cine Marquise: entrar em contato pelo e-mail comercial@tonks.com.br 

Coletivo Janela Aberta – Cinema & Educação nas redes sociais:

Voltar