Parceria do Coletivo Janela Aberta com o Cine Marquise
Annalise Basso e Tom Hiddleston em A Vida de Chuck (Foto: Divulgação)
A trigésima edição do Cine-debate Educação apresenta o filme estadunidense A VIDA DE CHUCK (The Life of Chuck, EUA, 2024, 111 minutos), com direção de Mike Flanagan. A classificação indicativa é de 12 anos.
As inscrições serão abertas no dia 20/10, pela manhã. Eis o link para inscrição:
Seguem as informações de data, local e horário.
Data: 26/10/2025 – domingo - PRESENCIAL
Horário: às 11h (é preciso chegar antes)
Local: Cine Marquise – Conjunto Nacional – Avenida Paulista, 2.073 (ao lado da livraria cultura, metrô Consolação)
Entrada franca (para as pessoas inscritas)
As sessões Cine-Debate Educação resultam da parceria entre o Coletivo Janela Aberta e o Cine Marquise. As sessões são gratuitas, podendo levar 1 acompanhante. Caso queira levar mais acompanhantes, é possível comprar os ingressos na bilheteria ou com antecedência no site do cinema.
Sobre o filme:
A Vida de Chuck (The Life of Chuck, EUA, 2024, 111 minutos)
Direção: Mike Flanagan
Roteiro: Mike Flanagan, baseado em conto de Stephen King
Elenco: Tom Hiddleston (Charles ‘Chuck’ Krantz), Jacob Tremblay (Charles ‘Chuck’ Krantz, adolescente), Benjamin Pajak (Charles ‘Chuck’ Krantz, jovem), Cody Flanagan (Charles ‘Chuck’ Krantz, criança), Chiwetel Ejiofor (Professor Marty Anderson,), Karen Gillan (Felicia Gordon), Mia Sara (Sarah Krantz), Mark Hamill (Albie Krantz), The Pocket Queen (Taylor Franck), Annalise Basso (Janice Halliday), Trinity Jo-Li Bliss (Cat McCoy), Carl Lumbly (Sam), entre outros.
Carl Lumcbly e Chiwetel Ejiofor em cena do filme A Vida de Chuck (Foto: Divulgação)
Sinopse: O futuro chegou no país do futuro. Agora, o generoso governo homenageia e premia as pessoas que completam 75 anos de idade. Depois de tantos anos contribuindo para o desenvolvimento do país, elas têm o direito de passar o resto de suas vidas em um tranquilo retiro no meio da Amazônia, cercado de natureza, paz e ar puro. Podem relaxar e descansar, fazer novos amigos e, quem sabe, até encontrar um novo amor. Enquanto isso, seus familiares mais jovens podem trabalhar sem se preocupar em cuidar dos idosos. É um direito conquistado. Um direito mais que merecido. Mas quem abdicar desse direito será preso e levado compulsoriamente para a colônia de repouso. Quem ajudar um idoso pode receber uma pesada multa. Tereza já tem 77 anos e, antes de desfrutar desse direito, quer realizar alguns sonhos.
Sobre o diretor:
Mike Flanagan nasceu em 20 de maio de 1978, em Salem, Massachusetts, Estados Unidos. Seu pai trabalhava na Guarda Costeira e, por conta disso, a família se mudava frequentemente. Apesar de terem ficado pouco tempo em Salem, Mike cresceu impressionado com a história das Bruxas de Salem, e outras histórias de fantasmas e horror da região. Estudou em escolas particulares católicas, formou-se em Mídia eletrônica e Filmes pela Towson University, em Maryland. Ele dirigiu os primeiros curtas e o primeiro longa-metragem, Ghosts of Hamilton Street (2003) como estudante em vídeo. Fã dos livros de Stephen King, Mike Flanagan se especializou em narrar histórias de horror, suspense, dramas sobrenaturais e fantasia. Dirigiu, produziu, escreveu o roteiro e montou o curta Oculus: Chapter 3 – The Man with the Plan (2006), para provar suas capacidades. Participou de festivais, ganhou prêmios e chamou a atenção de alguns produtores. Flanagan dirigiu o longa Absentia (2011), produzido com financiamento coletivo de apenas US$ 70 mil. A Netflix comprou os direitos. Dirigiu o longa O Espelho (2013), expansão do curta Oculus. Exibido no Festival de Toronto, fez sucesso nos cinemas. Seu filme seguinte, O Sono da Morte (2016), passou por vários problemas quando a produtora Relativity Media faliu e o filme foi adquirido pela Netflix. Seguiram Ouija: Origem do Mal (2016) e Hush: A Morte Ouve (2016). Em seguida, Flanagan dirigiu suas primeiras adaptações de Stephen King: Jogo Perigoso (2017), também comprado pela Netflix, e Doutor Sono (2019), continuação de O Iluminado (1980), dirigido por Stanley Kubrick. A Vida de Chuck (2024), outra adaptação de Stephen King, foge do gênero terror ou suspense.
Para a Netflix, Flanagan criou as minisséries A Maldição da Residência Hill (2018), A Maldição da Mansão Bly (2020), Missa da Meia-Noite (2021), O Clube da Meia-Noite (2022), baseado em contos de Christopher Pike, e A Queda da Casa de Usher (2023), baseado em contos de Edgar Allan Poe. Atualmente, está produzindo a minissérie Carrie, outra adaptação de Stephen King, dessa vez para Amazon MGM Studios.
Em maio de 2024, Flanagan fundou sua própria produtora, a Red Room Pictures.
Flanagan tem um filho com a atriz Courtney Bell, protagonista de Absentia. Desde fevereiro de 2016 é casado com a atriz Kate Siegel, com quem tem dois filhos. Tem um irmão não-binário, Jamie, roteirista talentoso, vencedor do prêmio Bram Stoker pela série Missa da Meia-Noite.
Sobre o Cine-debate Educação
O Cine-debate Educação é uma parceria do Coletivo Janela Aberta com o Cine Marquise, que teve início em fevereiro de 2023. A proposta é exibir um filme (com prioridade para educadoras e educadores) e pensarmos juntes a potência desse filme na formação de cada profissional da Educação, contribuindo com a reflexão sobre seu papel social. As sessões do Cine-debate Educação têm inspirado educadoras (es) a organizar sessões de cinema para estudantes de todas as esferas de ensino.
Já foram exibidos discutidos os filmes Perlimps (Brasil, 2023), Os Fabelmans (EUA, 2022), Marte Um (Brasil, 2019), Close (Bélgica, 2022), Elementos, (EUA, 2023), Retratos Fantasmas (Brasil, 20023), Nosso Sonho (Brasil, 2023) e Um Filme de Cinema (Brasil, 2017), Mussum, o Filmis (Brasil, 2023), Os Saltimbancos Trapalhões: Rumo a Hollywood, Brasil, 2017), Vidas Passadas (EUA, 2023), O Menino e a Garça (Japão, 2023) e A Sala dos Professores (Alemanha, 2023), Dias Perfeitos (Alemanha/Japão, 2023), A Hora da Estrela (Brasil, 1985), Divertida Mente 2 (EUA, 2024), Estranho Caminho (Brasil, 2023), O Último Pub (Reino Unido, França e Bélgica, 2023), Ainda Somos os Mesmos (Brasil e Chile, 2023), O Dia que Te Conheci (Brasil, 2023), Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa (Brasil, 2024), Ainda Estou Aqui (Brasil, 2024), Vitória (Brasil, 2024), Quando Chega o Outono (França, 2024), Virgínia e Adelaide (Brasil, 2024) e Kasa Branca (Brasil, 2024), Flow (Letônia, 2024) e A Melhor Mãe do Mundo (Brasil, 2024) e O Último Azul (Brasil, 2024). Por enquanto, o projeto é mensal.
Educadores/as interessados/as podem agendar sessões escola com o Cine Marquise: entrar em contato pelo e-mail comercial@tonks.com.br
Coletivo Janela Aberta – Cinema & Educação nas redes sociais:
Instagram: instagram.com/coletivo.janelaaberta/