Movimento pela Infância e Audiovisual
(MIA) lança cartilha propositiva

 
Arthur Fiel , Beth Carmona, Luíza Lins, a secretária do MinC Joelma Gonzaga e Carla Esmeralda, na Mostra de Cinema Infantil de Floripa, em outubro de 2023.

O Movimento pela Infância e Audiovisual (MIA) foi criado durante a 22ª edição da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, em outubro de 2023. Durante a mostra, organizada pela incansável Luíza Lins, aconteceu o Encontro Nacional do Cinema Infantil, com a presença da Secretária do Audiovisual Joelma Gonzaga e de grandes nomes, entre cineastas, realizadores e pesquisadores, que defendem a prioridade para as infâncias nas políticas públicas do audiovisual brasileiro. Entre esses nomes, a coordenadora do Coletivo Janela Aberta Cláudia Mogadouro, que também representava os formadores audiovisuais da rede municipal de São Paulo, do Núcleo de Educomunicação. Estavam também Beth Carmona (Midiativa e Festival Comkids), Ana Paula Nunes (Mostra de Cinema Infantojuvenil de Cachoeira – ManduCA), Isabela Silveira (CRICA – Criar para crianças e Coletivo Gestão Cultural UFBA/UFRB), Maria Angélica dos Santos (Programa de Alfabetização Audiovisual de Porto Alegre/RS), Liana Vila Nova (curadora e pesquisadora em educação midiática), a atriz e produtora cultural Clarice Cardell, entre outras pessoas comprometidas com a pauta do audiovisual voltado para as crianças. A Secretária do Audiovisual Joelma ouviu a todas e todos e garantiu ações de fomento para o cinema infantil brasileiro.


Cláudia Mogadouro e Joelma Gonzaga conversaram sobre a Lei 13.006/2014

Uma das pautas do Encontro foi a retomada da regulamentação da Lei 13.006/2014, que inseriu pelo menos duas horas mensais de cinema brasileiro no currículo de toda a educação básica. Em 2015, houve um esforço do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Cultura (MinC) para a regulamentação da lei que alterou a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação em 2014. Criou-se um Grupo de Trabalho do qual participaram, além de quadros do MEC e MinC, representantes da sociedade civil, como Cláudia Mogadouro, Luíza Lins, Maria Angélica dos Santos, Adriana Fresquet, entre outros. O esforço para a regulamentação durou meses e, quando a formulação estava pronta, foi engavetado em virtude do afastamento da Presidenta Dilma. No Encontro, foi mostrado à secretária Joelma sobre a importância de “não se inventar a roda” e se aproveitar o material produzido naquela ocasião.

Naquele momento foi criado o Movimento pela Infância e Audiovisual (MIA), o que gerou a Cartilha Propositiva MIA, construída e coordenada por Luiza Lins – vice-presidente do Fórum dos Festivais, integrante do Conselho Superior de Cinema e diretora da Mostra de Cinema Infantil Florianópolis – em parceria com o roteirista e produtor audiovisual Arthur Fiel, Doutor em Comunicação (PPGCOM) e Mestre em Cinema e Audiovisual (PPGCINE) pela Universidade Federal Fluminense. Na cartilha, constam muitas das contribuições de pesquisadoras (es) e realizadoras (es) presentes no Encontro de outubro de 2023.

O MIA busca fortalecer a luta por políticas públicas e ações que permitam que as crianças brasileiras se sintam representadas nas produções audiovisuais. Daí a frase de Luíza Lins:

O Cinema brasileiro precisa das crianças e as crianças precisam do cinema brasileiro.

O MIA está nascendo e já está no centro do debate sobre audiovisual e infâncias.

Leia mais na Cartilha Propositiva disponível para download: clique aqui.